Cenário
O espírito do vinho cerca o visitante da Almaúnica desde sua chegada. O acesso à cantina é feito por uma estrada com 2,5 hectares de vinhedos de Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Os vinhedos, assim como a vinícola, possuem orientação solar norte-sul, o que significa ensolação durante todo o dia e um clima europeu por todos os lados. Projetada para ser um atrativo enoturístico, a Almaúnica aproveita ao máximo o terreno e suas declividades para a elaboração de vinhos e espumantes e para receber os visitantes. Eles podem circular por toda a área sem interromper o processo de vinificação.
A vinícola está distribuída por três níveis, sendo dois sobre o terreno e um subterrâneo. No piso superior está localizada a estrutura para recebimento das uvas e os setores administrativos. No piso térreo, onde estão os tanques para elaboração do vinho, fica também a recepção de visitantes e o varejo. No subsolo ficam caves, sala de barricas, espaço destinado à refermentação dos espumantes, pupitres para a remuage dos espumantes , engarrafamento, rotulagem e expedição. O espaço térreo é especial para o turismo. De lá é possível ver o vinho em todos os seus estágios. De um lado, a parede frontal da vinícola, envidraçada, expõem uma paisagem deslumbrante de vinhedos do Vale dos Vinhedos. Do outro, também através de paredes de vidro, é possível acompanhar a uva de sua chegada a cantina ao seu processamento em vinho. Isso sem falar do deck, localizado em frente à vinícola e onde é possível sentir o ar fresco da Serra Gaúcha e apreciar paisagens de estética tão complexa quanto os vinhos Almaúnica.
Os processos finais do vinho também estão ao alcance do visitante nas caves subterrâneas. À nove metros de profundidade, com temperatura controlada naturalmente em 17ºC todo o ano, estão a sala de barricas, refermentação de espumantes, as caves para maturação dos vinhos tintos engarrafados, rotulagem e expedição. A vinícola tem capacidade para até 150 mil litros. No primeiro ano de produção pouco mais de 10% dessa capacidade foi utilizada, com o lançamento de 24 mil garrafas de Merlot e Cabernet Sauvignon. Para o próximo ano está previsto o lançamento do primeiro vinho branco elaborado a partir de uvas Chardonnay , um vinho tinto da variedade Syrah e um espumante produzido com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo método tradicional.