MENU

Notícias

i3mzjal-g.jpg

05/12/2011 Avaliação Nacional de Vinhos | Safra 2011

Participaram desta edição 72 empresas vinícolas, dos estados do RS, SC, PR, MG, BA e SP. No total foram inscritas 383 amostras em diversas categorias.

A Almaúnica participou com o vinho Syrah, safra 2011, com a seguinte descrição sensorial: coloração rubi intenso, com refexos violáceos. No aroma destacam-se as notas de framboesa, eucalipto, café, pimenta-preta, cacau, passas, tabaco, chá-preto e torrefação. O sabor é rico, com uma acidez equilibrada, taninos maduros (macios), marcantes e de boa qualidade. Tem notas de especiarias, com retrogosto persistente. Da avaliação de seleção safra 2011 Os vinhos foram avaliados em 16 sessões, entre os dias 5 a 26 de agosto de 2011, no laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, sempre às 9:30 h. Participaram da avaliação 113 enólogos, todos com experiência em degustação, divididos em 4 grupos (4 sessões/grupo), com cerca de 28 degustadores/cada sessão. As amostras foram degustadas às cegas, informando-se aos degustadores somente a categoria (grupo) do vinho – sem mencionar o nome da variedade. Diariamente eram degustadas, aproximadamente, 27 amostras. Foi empregada a cha da O.I.V e União Internacional dos Enólogos, a qual atribui notas em uma escala de 0 a 100 pontos. Para a composição da nota  mas foram consideradas um total de 10 variáveis, associadas ao Aspecto (Limpidez, Tonalidade), Olfato (Intensidade, Nii dez, qualidade), Paladar (Intensidade, Nitidez, Qualidade, Persistência) e Avaliação Global. Os vinhos foram servidos nas temperaturas de 10°C (brancos e base para espumantes), 14°C (rosés) e 17°C (tintos). A seleção dos 30% melhores vinhos, correspondente a cada categoria, foi feita de acordo com a mediana; para desempate, a média aritmética, seguida pelo desvio padrão. Importante salientar que as notas nais de cada vinho foram obtidas a partir do cálculo de 27 a 30 notas (conforme o grupo), o que atribui uma excelente robustez aos resultados. Foi empregado o sistema computadorizado de coleta de dados, com processamento e emissão de relatórios. Confira mais detalhes sobre a premiação clicando AQUI.

Voltar

Informamos que este site não processa dados contidos em Cookies na sua utilização e segue a política de privacidade que está descrita neste link.

Concordo com a política Sair